Você gosta de atividades aeróbicas? Gosta de praticar exercício de longa duração? Mas o problema é as articulações? Joelho, quadril, tornozelo, ombro, … Que tal praticar duas modalidades? Ou três?

Sou professor de Educação Física e gosto de praticar exercícios como: musculação, futebol, vôlei, corrida, natação, bike, entre outros. O problema é que faço exercícios, mas o meu joelho tem incomodado. Já fui ao médico, fiz ressonância, tenho lesão no joelho e fui fazer fisioterapia. Fiz uma boa recuperação e e foi me passado para continuar a fazer exercícios de fortalecimento (musculação) e melhorar a flexibilidade (alongamento). Sempre gostei de correr, mas sinto dores nos joelhos em corridas acima de 7km. Para evitar as dores, comecei a poupar mais, tenho corrido menos (mas com muita vontade de correr mais) então pensei em unir mais atividades. Comecei a praticar Spinning (bike) em maio de 2012 e logo após, comecei a dar aulas de spinning. Sempre achei perigoso pedalar na BR, então, treino indoor. Já pratiquei natação e sempre gostei, então voltei a nadar. Desde criança meu pai (professor de educação física) incentivou eu e minha irmã a prática de atividade física. Sempre fomos no clube nadar. E também, já dei aula de natação, mas fazia mais de 1 ano que eu não nadava. No Santa Mônica Clube de Campo (clube onde eu trabalho) iniciei o treinamento, treinei bastante resistência e nado contínuo. Nos primeiros dias, nadei 100m contínuo e parava, nadava e parava…

E por que não juntar as três modalidades? Pensei em participar do Sesc Triathlon de Caiobá. No início de Novembro comentei com um aluno sobre a prova, ele comentou que participou em 2012 e foi me incentivando a fazer a prova. Então, fiz a inscrição (para uma das provas mais tradicionais de triathlon do Brasil). Iniciei mais forte os treinamentos em Dezembro de 2012 sabendo que o objetivo não era competir, e sim, terminar a prova bem. Para isso, periodizei um treino. Comecei a pedalar todo dia. Na natação, pensei, tenho que dar mais ritmo. Comecei um treino de pirâmide que a professora Eva fez para mim. Após uns treinos, nadei os 750m contínuo em 16’ e fiquei bem contente (pelo menos completo a prova). Daí em diante foi mais tranquilo. A corrida, sempre participei de corrida de rua, como falei, gosto de correr, mas meu joelho incomoda, então os treinos de corrida foram com menos intensidade.

Os dias pré prova:

Nas semanas antecedentes a prova, eu estava bem tranquilo, como falei, meu objetivo era completar a prova e não competir. Muitos colegas de trabalho e alunos perguntavam como estava minha ansiedade pré prova por estar chegando o grande dia, falei que eu estava normal, não tinha nem tempo para pensar na prova por acordar as 5h e ir dormir 0h quase todo dia, trabalhando bastante. Na sexta feira antecedente ao final de semana da prova, assisti uma reportagem no globo esporte sobre a prova, então começou a minha ansiedade, e cair a ficha, deu aquele “friozinho na barriga”.
No sábado trabalhei pela manhã e após o almoço fui buscar meus pais e minha namorada para irmos viajar. Chegando, fui para o simpósio técnico. Encontrei 2 alunos onde sentamos juntos para assistir o simpósio. Nossa, quanta gente! 1200 participantes. Retirei o chip, touca, camisa, bolsa e numeral, 835.

triatlon 2013 028
Jantar: fomos a uma pizzaria, adicionar carboidrato pré prova. Vi outros atletas que iriam participar da prova (não fui o único que pensou em carboidratos pré prova).

Chegando ao apartamento pensei: ainda não me depilei… lá se vai 1 hora com máquina de cortar cabelo tirando os pelos das pernas, braços e peitoral. Pensei em não passar lâmina de barbear para não coçar, irritar ou prejudicar no amanhã (mas mesmo com a maquina já fiquei preocupado se iria irritar, pinicar, por eu não estar acostumado). Me depilei por alguns motivos, para os triathletas, é melhor sem pelos pois possui mais sensibilidade na água e com o vento. Outra, diminui a resistência na água e por último, é como se fosse um trote passando no vestibular, é uma marca para os triathletas. Para quem nunca fez triathlon e está em dúvida se depila ou não, eu aconselho a se depilar, pelos seguintes motivos; 1º – você entra mais no ritmo da prova e 2º – 80% dos atletas que participam, estão depilados.

Dia da prova:

CONTINUA…

http://exercite-se.com.br/2013/12/um-dia-de-iniciante-no-sesc-triathlon-de-caioba-relato-do-atleta-eduardo-bilek-parte-2/


sesc.caioba

Especialista em Fisiologia do Exercício pela PUC-PR. Professor de musculação e personal trainer. Avaliador físico há 6 anos. Praticante de Corridas de Rua e Triathlon.

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