Hoje em dia o corredor, mesmo que amador, não pode simplesmente sair por ai enfrentando a rua. O corredor coerente sai para seu treinamento ou para a “provinha” lembrando detalhes importantes para que sua corrida seja legal.

O atleta consciente dorme bem, come direito, compra um tênis especial, e não quer dizer que seja um tênis caro, e organiza a agenda para adequar eventos, treinamentos e competições.

Para a atividade física continuar sendo agradável e não dolorosa e importante lembrar alguns detalhes:

1-      Não se torne um chato que não curte nada na vida a não ser correr. Depois dos objetivos atingidos, diminua a cobrança e a disciplina.

2-      Não faça todas as provas do ano. Não te trará benefícios nenhum fazer uma prova por semana e lembre-se que tem outras coisas para fazer durante seu fim de semana. Seu cachorro irá agradecer, imagina seus filhos.

3-      Grandes corredores alongam, aquecem e desaquecem. Você não é diferente deles, então faça. Temos que lembrar que essas etapas do treinamento é tão importante quanto a própria atividade física ou corrida.

4-      Tenha foco nos seus objetivos de treinamento.

5-      Utilize todos os equipamentos necessários para atividade física. Frequencímentro, luvas, tênis, bonés, cantil, tudo é importante para melhora de desempenho. Não existe a idéia do: “Eu sei o meu ritmo” ou “Eu conheço meu corpo”.

6-      Consulte um Nutricionista e não a moça da televisão

7-      Consulte um Médico e não a vó

8-      Consulte um Professor de Educação física e não o rapaz que corre todo dia no parque.

9-      Faça avaliação e exames para verificar se está em forma ou para ver os resultados de todo seu esforço.

10- Não existe só corrida. Faça musculação, faça bike, faça natação. As outras rotinas ajudam a mudar a atenção e fortalecem e equilibram a musculatura, melhoram a propriocepção e condicionamento físico

11-  Lembre-se que cada um é cada um. Mesmo que esteja correndo em um grupo, respeite seu ritmo.

12- Comemore as pequenas vitórias e gabe-se daquilo que realizou, mas só do que realmente realizou.

Leve com você essas dicas e a atividade física dará mais prazer e satisfação. Não se descuide e nem se torne um obcecado. Faça por você. Exercite-se

Veja onde mais você pode nos encontrar:

Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

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