Por Marcia Janchuki

O exercite-se.com continua a falar sobre a série de alimentos funcionais

IOGURTE (LACTOBACILOS)

Sinônimo de saúde e pode substituir a gordura em várias preparações culinárias. É um excelente alimento, rico em nutrientes e em bactérias que possuem efeitos terapêuticos.

Benefícios para a saúde:

  • Ajuda a tratar e evitar infecções gastrointestinais, renais e cardíacas
  • Diminui o colesterol
  • Auxilia na recuperação da diarréia
  • Estimula a imunidade
  • Age contra os efeitos adversos do antibiótico

De todas as bactérias nele presentes o Lactobacillus Acidophyylus é o mais valioso, também é rico em cálcio e vitaminas do complexo B. Escolha de preferência, iogurtes desnatados e beba no mínimo 1 copo (50ml) por dia.

PEIXES GORDOS E LINHAÇA (ÔMEGA-3)

Ricos em ácidos ômega-3, com ação terapêutica e preventiva, principalmente em doenças cardíacas.

Seus benefícios a saúde são:

  • Ajuda na redução da pressão arterial
  • Trata a artrite e o reumatismo
  • Combate a psoríase e a dermatite
  • Evita a formação de coágulos sanguíneos

Coma a linhaça triturada na porção de 1 colher(sopa) misturada ao suco e iogurte, ou salpicada na salada e pratos quentes.

As fontes mais ricas ômega-3 são os peixes: salmão, arenque, sardinha, atum fresco, cavalinha.

Seu consumo deve ser de 2 vezes na semana na proporção de 120g. Prepare-o grelhado, cozido ou ensopado evitando a fritura.

SOJA (ISOFLAVONA)

Alimento rico em propriedades terapêuticas e nutritivas, cada vez mais estudos apontam seus benefícios, principalmente no tratamento da menopausa.

Principais benefícios a saúde:

  • Ajuda a diminuir doenças cardíacas, melhorando a relação LDL/HDL
  • Rica em fibras solúveis e insolúveis ajudando no tratamento da constipação e regula a absorção de glicose no sangue
  • Fonte de potentes inibidores de agentes anticancerígenos e antivirais
  • Pode reduzir sintomas da menopausa, pois estão presentes fitoestrógenos que atuam no corpo da mulher como se fosse estrogênio
  • Rico em proteínas e minerais

Consuma diariamente na quantidade de 60g em forma de grão ou tofu ou 200ml na forma de leite de soja.

TOMATE (LICOPENO)

Possui carotenóides (licopeno) com forte ação antioxidante contra os radicais livres.

Benefícios para a saúde:

  • Age melhorando a imunidade celular
  • Inibe a oxidação do LDL (mau colesterol)
  • Inibe a formação de tumores, principalmente o de próstata
  • Age contra doenças coronarianas
  • O purê de tomate e o catchup, tem maior quantidade de licopeno que os tomates frescos. Quanto mais maduro e vermelho, melhor a absorção do licopeno. O cozimento do tomate em molhos melhora a absorção do licopeno pelo organismo. Consuma na proporção de um tomate grande ao dia, bem maduro ou em forma de molho.

UVA, SUCO DE UVA E VINHO TINTO (RESVERATROL)

Ricos em compostos fenólicos presentes na casca vermelha e roxa escura (resveratrol, quercitina, taninos e flavonóides). O resveratrol pode exercer vários efeitos terapêuticos, parcialmente devido ao seu potenncial antioxidante. A maioria das pesquisas mostra que esse composto apresenta capacidade de prevenir a oxidação do colesterol LDL, evento crítico no processo de aterogênese, podendo dessa forma, reduzir riscos de doenças cardiovasculares.

Benefícios para a saúde:

  • Anticancerígeno
  • Antiinflamatório
  • Antitrombótico
  • Antioxidante
  • Diminui a incidência de doenças cardiovasculares
  • Reduz a taxa de oxidação do LDL

OBS: Como no vinho tinto existe a presença do álcool que pode interferir no controle da doença, o melhor é ficarmos com a fruta e o suco, por serem mais seguros e também possuírem os mesmos efeitos antioxidantes presentes no vinho. Você não precisa abusar do consumo de vinho tinto para usufruir seus benefícios proporcionados pelos compostos ativos. Estudos mostram que 2 cálices de vinho tinto (100ml) junto com as refeições são suficientes para proteger seu coração.

Não esquecendo, sempre procure a orientação de um Nutricionista para orientar e adequar sua alimentação.

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