Fonte: Jornal METRO

Ministério da saúde divulga estudo que aponta que os homens estão mais gordos que as mulheres, para ser mais exato, 56,4% dos homens estão acima do peso contra 43,9% das mulheres.

O motivo segundo o Ministério da Saúde é a alimentação, considerada fator de risco e que as mulheres se alimentam melhor. Quase 43% consomem frutas e hortaliças cinco vezes na semana e homens o percentual é de 31,3%. O consumo de carne gordurosa é hábito é maior por parte dos homens 50,5% ante a 25,1% das mulheres.

Mas no geral a metade da população curitibana está acima do peso. O Índice de Massa Corporal (IMC) – razão entre peso e o quadrado da altura – está superior a 25, segundo o Ministério. A média nacional é de 48%.

Para piorar esse quadro o ministério da saúde também informa que Curitiba ocupa o 2º Lugar no ranking de fumantes, perdendo somente para Porto Alegre. Os homens fumam e bebem mais que a mulheres, cita estudo do Ministério.

Infelizmente o estudo não apontou o sedentarismo como um fator de risco para o aumento do peso do brasileiro.  Só a atividade física para diminuir os efeitos causados pela obesidade.

 

Não é novidade que o curitibano é um bom apreciador de boa comida e bebida, mas até quando vamos  esquecer que com uma rotina de exercício físicos e equilibrados com uma boa alimentação podemos nos dar ao luxo de saborear, sem culpa, um bom vinho e um bom prato de massas?! Equilíbrio sempre.

Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe seu comentario