A chef de cusine, Kariny Brunelli, dá a sugestão de um delicioso prato utilizando de alimentos integrais e oleoginosos.

RISOTO DE GORGONZOLA E NOZES

Ingredientes:

– 400g de arroz arbóreo

– 2 colheres (sopa) de cebola

– 1 colher (sopa) de azeite

– 1 colher (sopa) de manteiga

– ¼ xícara de vinho branco

– 2 litros de caldo de legumes

– 1 ½ xícara de gorgonzola

– 1/3 xícara de mascarpone (pode substituir por nata ou requeijão)

– ½ colher (chá) de sal

– 2 colheres (sopa) de salsinha

– ½ xícara de nozes

– parmesão ralado e pimenta do reino à gosto

Modo de fazer:

Derreta a manteiga junto com o azeite. Refogue bem a cebola e acrescente o arroz. Quando o arroz estiver brilhando, acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Então acrescente o caldo de legumes quente, aos poucos. Quando o arroz estiver cozido, adicionar o gorgonzola, o mascarpone, o sal, a pimenta, a salsinha e as nozes. Por fim, salpicar parmesão ralado.

SALADA DE FUSILLI , PARMA, MUÇARELA DE BUFALA E TOMATE

Ingredientes:

– 300g de fusilli integral (pode ser substituído por outra massa curta integral)

– 150g de tomate cereja cortados ao meio

– 150g de nozinhos de muçarela de búfala

– 100g de presunto de Parma (ou qualquer presunto cru de boa qualidade)

– ¼  cebola roxa pequena cortada em tirinhas bem finas

– folhas de manjericão a gosto

– azeite de oliva

– sal

– ½ limão siciliano

– pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe o macarrão de acordo com a embalagem para que fique al dente. Escorra, deixe esfriar e reserve. Em um tigela grande acrescente os nozinhos de queijo cortados ao meio, os tomates, o presunto de Parma cortado em tiras curtas, as cebolas, o manjericão e o macarrão já frio. Misture tudo e tempere com o azeite, sal, pimenta moída na hora e limão siciliano. Sirva a seguir.

Em breve outras sugestões. Bom apetite

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Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

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