por  (fisioterapeuta e professora na unidade Cia Athletica de Belo Horizonte)

A coluna lombar é a base para os movimentos dos membros superiores e inferiores. Além de prover proteção à medula espinhal, promove estabilidade e ao mesmo tempo mobilidade ao esqueleto humano.

Mantendo uma curvatura fisiológica em extensão, as vértebras se posicionam uma abaixo da outra, envolvendo os discos intervertebrais, articulações, ligamentos e músculos. Assim estes componentes vão acompanhando os movimentos aos quais submetemos o nosso tronco. Mas existe uma movimentação em cada segmento vertebral que não é vista por nós. Quando esta ultrapassa os limites esperados, nossa coluna lombar se torna instável e suscetível à dor.  Quando isto ocorre, os músculos se contraem para nos proteger e se estes estiverem despreparados, entram em fadiga e isto promove mais dor, ocorrendo um ciclo.

A prevenção é o único caminho capaz de impedir que isto aconteça. Por meio de exercícios específicos para estabilização segmentar da coluna lombar, podemos treinar músculos que impedem que o movimento intersegmentar ocorra em demasiado. As aulas de Power ABS oferecidas em nossas unidades são direcionadas ao treinamento dos músculos estabilizadores da nossa coluna. São músculos que envolvem nossa coluna, dando suporte aos segmentos e estabilidade para que possamos realizar com segurança os movimentos do dia a dia.

Comentário por Greiciely Lopes (Professora Unidade Companhia Athletica Curitiba)

Caso você tenha dores nas costas, procure um médico ortopedista antes de iniciar o programa de atividades físicas. Com os resultados dos exames em mãos, nós (Profissionais de Educação Física) poderemos direcionar melhor o treinamento para cada aluno, caso tenha ou não alguma lesão na coluna. O importante é não desanimar!

Eu, particularmente sofro muito com dores nas costas (2 lesões que eu estou tratando com “Musculação Terapêutica”) e acredito que logo eu estarei bem, sem dores.

Ficar em casa deitado no sofá o dia todo não vai ser a opção mais saudável para a sua coluna!

Exercite-se!

Veja onde mais você pode nos encontrar:

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One Response


  1. Felipe Ferreira on 04 jan 2013

    Muitas vezes os exercícios não suplanta algumas dores persistentes, é importante uma avaliação mais criteriosa para saber se há pequenas difuções na articulações vertebrais, corrigindo pode inclusive melhorar a performance pela ausência da dor. A Quiropraxia é um bom caminho aliado ao tratamento!


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