Por: Greiciely Lopes, Personal Trainer

Muitas mulheres realizam treinamento de força como parte de seus treinamentos de condicionamento físico ou para melhorar seu desempenho esportivo como as corredoras, ciclistas, nadadoras, triatletas e etc.

Força absoluta

É a quantidade máxima de força gerada em um movimento ou exercício. A mulher possui força geral máxima que é 60% a 63,5% da força média dos homens. A força de membros superiores de uma mulher equivale a 55% da força de um homem e, para os membros inferiores ela é em torno de 72%. Essa variação é resultado da diferença entre gêneros da massa muscular total e sua distribuição. Geralmente os homens têm maior massa muscular do que as mulheres, sendo essa diferença maior nos membros superiores. O peso corporal total e a massa corporal magra podem explicar, em parte, as diferenças entre gêneros na força absoluta.

Força relativa

Refere-se à força absoluta dividida por (ou expressa em) relação ao peso corporal total ou à massa corporal magra. Em um estudo, o 1RM (Repetição máxima) do supino para mulheres foi de 37% do valor realizado pelos homens (Willmore, 1974). Quando expresso relativamente ao peso corporal total e à massa corporal magra, o 1 RM do supino para as mulheres foi equivalente a 46 e 55% do resultado dos homens.

De forma semelhante, a força isométrica máxima das mulheres em um movimento de “leg press” foi de 73% da força dos homens. Contudo, quando expressa em relação ao peso corporal e à massa corporal magra, a força isométrica das mulheres no “leg press” equivaleu a 92% e a 106%, respectivamente da realizada pelos homens. Portanto, a força de membros inferiores das mulheres foi mais próxima a dos homens do que a força de membros superiores.

Alguns dados de força isocinética máxima em várias velocidades de movimento indicam que tanto a força de membros superiores quanto a de membros inferiores são equivalentes entre os gêneros quando expressas em relação à massa corporal magra.

Lembre-se: Os programas de treinamento de força para as mulheres, em muitos esportes, devem enfatizar o treinamento dos membros superiores, numa tentativa de melhorar o desempenho!

Exercite-se!

Veja onde mais você pode nos encontrar:

Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR). Especialista em Atividade Física e Saúde (UFPR). Personal Trainer em academias e condomínios. Personal Coach do Lifex Institute Curitiba. Cursos de certificação internacional: Resistance Training Specialist. Professora de Cursos de Pós-Graduação. Diretora técnica do Exercite-se.com.

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