Por Márcia Janchuki – Nutricionista

O óleo de coco é a “bola da vez” dos alimentos e com razão, esse alimento é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco (refinado ou virgem). O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, chamado de copra. O óleo de coco virgem é obtido a partir do coco fresco. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelo aroma e sabor suave.

A grande surpresa verificada foi que uma dieta rica em óleo de coco o óleo tem a propriedade de aumentar a fração HDL (bom colesterol) do colesterol. Além disso, a gordura do coco leva á normalização dos lipídeos (gorduras) corporais, protegendo o fígado dos efeitos do álcool e aumentando a resposta imunológica contra diversos microorganismos, sendo também benéfico no combate aos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

O óleo de coco é denominado extra-virgem, pelo fato de possuir um índice de acidez inferior a 0,5%. Além disso, o teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, sendo assim de fácil digestão, gerando energia rapidamente e ainda beneficiando o sistema imunológico.

O óleo de coco não é um MEDICAMENTO e sim um poderoso complemento alimentar na prevenção de diversas doenças.

BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO

  • Tem ação antioxidante, colaborando na diminuição da produção de radicais livres
  • Ajuda na redução do LDL (mal colesterol) e no aumento do HDL (bom colesterol)
  • É considerado termogênico, por aumentar a beta-oxidação, também aumenta as enzimas da saciedade ajudando no processo de emagrecimento

Mas ele é um coadjuvante no processo de emagrecer e portanto, deve ser associado a uma dieta saudável e exercícios físicos

  • Fortalece o sistema imunológico, combatendo infecções bacterianas, virais e fúngicas
  • Contribui na regularização da função intestinal e distúrbios digestivos
  • Ativa o metabolismo e a tireóide
  • Suaviza rugas e deixa a pele macia
  • Finalmente, o óleo de coco é muitas vezes preferido por atletas e fisiculturistas e por aqueles que estão de dieta. A razão dessa preferência é que o óleo de coco contém menos calorias que os outros óleos, seu teor de gordura é facilmente convertido em energia, não levando a uma acumulação de gordura no coração e artérias e ajuda fornecendo energia e resistência e melhora do desempenho dos atletas
  • A quantidade de consumo é de 01 a 03 colheres (sopa) por dia e pode ser adicionado em vitaminas, saladas, no pão ou como substituto de outros óleos em preparação.

Procure sempre a orientação de um profissional Nutricionista para ter melhores benefícios e indicação de dosagem no consumo do óleo de coco.

Veja onde mais você pode nos encontrar:

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe seu comentario