A musculatura abdominal é fundamental para o corpo humano, principalmente para os praticantes de atividade física. Na maioria das vezes treinamos toda a planilha de corrida ou a série de musculação e não damos tanto valor a esses músculos,  portanto lembre-se que enquanto melhora o “tanquinho”está melhorando sua saúde e sua performance.

Segundo Galopin (1980) o abdômen influi em aspectos como digestão, respiração. Também estabiliza a coluna vertebral  e proporciona equilíbrio postural. São músculos da região abdominal:

O reto do abdômen (aquele dos gominhos) – Responsável pela flexão do tronco.

Os oblíquos – Fazem a rotação do tronco

Os transversos – Pressionam os órgãos para o tórax (encolhemos a barriga). Importante na respiração.

O psoas – Flexão do quadril

Quadrado lombar – Flexão lateral do quadril.

A musculatura da região é constituída de 55 a 58 % de fibras do tipo 1, 15 a 23% de fibras do tipo 2a, e 21 a 23 % do tipo 2b permitindo a musculatura abdominal versatilidade na produção de movimentos curtos e rápidos ou movimentos prolongados do tronco (JOSEPH & KATHLEEN, 1999).

Para quem corre, nada, pedala e faz musculação é uma região importante e não pode deixar de ser treinada. Levará vantagem na eficiência mecânica, diminuindo a exigência sobre a região lombar quem tem uma barriguinha sarada. Procure um profissional em Educação física para montar um programa de treinamento adequado de abdominais.

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Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

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