Por Marcia Janchuki – Nutricionista

Com a chegada da Páscoa, muitas pessoas perdem a cabeça e o controle do peso ao se deparar com tantos tipos e ofertas de chocolates. Mas afinal o chocolate é bom ou mal para a saúde?

Chocolate: Quanto mais cacau, maior os benefícios

Benefícios do chocolate:

O interesse pelos efeitos benéficos do chocolate não se deve, evidentemente, ao seu conteúdo de lipídios e açúcar, mas a sua abundância de polifenóis ( são compostos fitoquímicos encontrados nos alimentos. São responsáveis pela adstringência e pelo amargor dos alimentos).

Em um único tablete de chocolate preto contém duas vezes mais polifenóis do que uma taça de vinho tinto, e tanto quanto uma xícara de chá verde, obtido por longa infusão. E esse conteúdo de polifenóis que é proposto como sendo o grande responsável pelo impacto positivo na saúde.

  • O chocolate preto contendo 70% de cacau possui quantidades importantes de polifenóis capazes de provocar efeitos benéficos nas doenças crônicas como câncer e as doenças que afetam o sistema cardiovascular.
  • O consumo de 2 tabletes de 40 gramas de chocolate com 40% de cacau pode ter efeitos positivos na saúde, reduzindo o consumo de gulodices cheias de açúcar e gordura e completamente desprovidos de compostos benéficos.
  • Ajuda no combate a depressão– libera serotonina neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar
  • Turbina os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo, oxigenando os músculos preparando-os para a ação.

Você pode sim comer chocolate, mas com moderação e sem deixar a atividade física.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe seu comentario