Nesse fim de semana tem corrida para todo o mundo. Tem a Corrida noturna Unimed hoje as 19h30 na Universidade Positivo e Corrida da Mulher no domingo as 7h30 na Rua Itupava.

Quem seguiu toda a planilha do professor em Educação Física e se dedicou, não terá surpresa, correrá com traquilidade uma das provas, ou as duas, para os mais preparados.

A equipe do Exercite-se.com trás algumas dicas para os iniciantes na corrida e para os experientes relembrarem do que fazer antes da corrida.

Antes da prova é interessante fazer uma refeição parecida com o que você faria no café da manhã: sanduíche de pão integral com queijo e uma fruta. É bacana fazer esta refeição uma hora antes e durante o dia se alimentar normalmente. Lembre-se de hidratar bem durante o dia todo. Coma frutas, verduras e legumes e prefira alimentos ricos em carboidratos (massas, batata, arroz).

Faça um alongamento muscular antes e depois da corrida. Antes, ele prepara as articulações para o exercício. Após a atividade, ele prepara o corpo para o próximo treinamento, ajuda eliminar o ácido láctico produzido e relaxa. Lembre-se de que a região lombar também precisa ser alongada. Freqüentemente esquecida pelos participantes das provas, essa parte do corpo é a mais submetida a impactos durante as subidas e descidas. Assunto controverso e você vai ouvir muitas teorias sobre o alongamento. Iremos discuti-los no futuro. Se fizer bem para você, faça.

Beba água antes, durante e após a prova. Tente pegar pelo menos um copo de água em cada posto, mas não vale só jogar no rosto, beba também.

Aquecer é importante, mas desaquecê-lo também é. Nunca passe da corrida para o repouso rapidamente. Alguns minutos de caminhada ajudam a baixar a temperatura do corpo.

É natural que, durante o exercício, ocorra uma vasodilatação que incha os membros inferiores. Devido à ação da gravidade, há um acúmulo de sangue no local. O inchaço some naturalmente e não representa nenhum problema. Pessoas com varizes, porém, podem ter seu quadro piorado devido à prática da corrida.

Não arranque a pele ao surgir uma bolha no pé, fure para retirar o líquido. A “tampa” que ela forma funciona como um curativo natural. Proteja e não use pomadas.

Para as mulheres que estiverem “naqueles dias”, use um absorvente interno combinado com um absorvente comum e dê preferência a uma bermudinha de tecido mais justo, tipo supplex, por baixo do short de corrida. Você vai se sentir mais segura.

A nutricionista Marcia Jachuki recomenda que após a corrida, o corpo necessita de alguma fonte de proteína. “Nunca use apenas suplementos protéicos, pois nesse momento também temos a necessidade de repor nossos estoques de carboidratos e somente a proteína não é a melhor opção para isso”.

A chef de cozinha Kariny Brunelli recomenda uma excelente para depois da corrida. O escondidinho de carne seca, pois é um prato que tem baixo teor de gordura, alto teor glicêmico. “Quem não gosta de carne seca pode substituir por frango” diz a chef.

Escondidinho de carne seca

Purê de mandioca (pode ser feito com mandioquinha salsa também):

700 g de mandioca

½ cebola branca picadinha

2 colheres de manteiga ou azeite de oliva

½ copo de leite (pode colocar mais se achar necessário)

Requeijão o quanto basta (opcional)

Cozinhar a mandioca e em panela de pressão por mais ou menos 25 minutos. Bater no liquidificador com o caldo (se precisar acrescentar leite para bater), reserve. Em uma panela derreta a manteiga e frita a cebola, acrescente a mandioca batida e misture. Acrescentar leite até obter um purê cremoso. Por último coloque o requeijão. Acerte sal e pimenta do reino.

Carne seca ou frango

500 g de carne seca ou frango

1 cebola roxa picada de rodelas

1 pimenta vermelha

3 dentes de alho

Coentro a gosto

Azeite de oliva

Dessalgar e cozinhar a carne seca de acordo com a embalagem. Desfie a carne seca e reserve. Em uma panela aqueça o azeite de oliva e refogue o alho amassado e a cebola até dourar. Acrescente a pimenta e a carne seca e refogue por mais uns 5 minutos. Salpique de coentro e reserve.

Montagem:

Purê – Carne seca – Purê – Queijo Parmesão Ralado

Leve ao forno até dourar o queijo.

Veja onde mais você pode nos encontrar:

Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe seu comentario