Por Marcia Janchuki – Nutricionista

O que há de novo hoje é a certeza de que os alimentos, além de suas qualidades nutricionais, têm substâncias que ajudam na prevenção e controle de doenças. Esses alimentos são chamados de funcionais, que além de nutrir nosso organismo e saciar nossa fome, trazem componentes ativos capazes de prevenir e reduzir males que vão da constipação intestinal á osteoporose, arteriosclerose e até mesmo evitar certos tipos de câncer. O exercite-se.com traz uma série de alimentos funcionais premiados.

ALHO

Rico em vitamina E, selênio e compostos alílicos (sulfetos que estimulam a produção de enzimas protetoras). É conhecido como o melhor alimento de cura.

Seus principais benefícios para saúde são:

  • Ação antibiótica
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol
  • Auxilia na circulação sanguínea
  • Reduz a hipertensão arterial
  • Protege contra vários tumores (câncer)

O ideal é consumi-los crus na quantidade de 1 a 2 dentes ao dia, espremido ou esmagado para a liberação de seus compostos.

AVEIA (BETA-GLUCANOS)

Rica em vitaminas do complexo B e E, fibras e ácido linoléico. Seus benefícios para a saúde são:

  • Controle do colesterol, ajudando a diminuir o LDL
  • Regula o trânsito intestinal
  • Ajuda a retirar muitas toxinas do sangue
  • Pode auxiliar na redução da pressão arterial, as fibras ajudam a relaxar as artérias
  • Colabora no combate a glicemia, diminuindo a absorção de glicose no sangue
  • Induz a saciedade

Seu consumo deve ficar em 30g (2 colheres de sopa) ao dia, cozida, crua com leite e iogurte.

AZEITE DE OLIVA

Rico em gorduras monoinsaturadas, tem forte atividade antioxidante.

Benefícios para a saúde:

  • Diminui a incidência de doenças cardíacas e câncer
  • Ajuda a aumentar a produção de HDL
  • Reduz a pressão arterial

Use-o com moderação, pois é uma gordura de alto valor calórico; uma colher (sopa) ao dia, e escolha sempre o extra-virgem.

Não use para fritar ou cozinhar, o calor destrói as propriedades terapêuticas.

BRÓCOLIS (CRUCÍFEROS EM GERAL, COUVE, REPOLHO E COUVE-FLOR)

É um dos alimentos mais completos e nutritivos. Rico em antioxidantes, vitamina B, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.

Seus principais benefícios para a saúde são:

  • Possui atividade anticancerígena
  • Rico em betacaroteno, protegendo os olhos contra catarata
  • Ajuda a evitar a anemia e a hipertensão
  • Possui atividade antiviral e antiulcerativa
  • Contém cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue.

Procure comê-lo na quantidade de 1 xícara, 2 a 3 vezes na semana. Não cozinhe demais para evitar a perda de propriedades, prepare ao dente.

CHÁ VERDE

Rico em vitamina K, nutriente essencial na coagulação sanguínea, os compostos polifenólicos antioxidantes, como as catequinas e flavonóides responsáveis por controlar e prevenir certas doenças, são abundantemente presentes neste chá.

Benefícios para saúde:

  • Pode reduzir o risco de câncer
  • Pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares
  • Age contra a coagulação do sangue e pressão alta
  • Ajuda a prevenir cáries
  • Combate o vírus da gripe
  • Ajuda no emagrecimento devido a sua ação termogênica

Não esquecendo, sempre procure a orientação de um Nutricionista para orientar e adequar sua alimentação.

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