Por Marcia Janchuki – Nutricionista

Desde que se iniciou a comercialização dos alimentos diet, a maioria das pessoas associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e que seria permitido para pessoas que precisam ou desejam perder peso. A seguir vieram os light e aí a confusão foi formada. Vamos então diferenciar um produto do outro:

ALIMENTO DIET

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:

  1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteína, sódio)
  2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

É importante esclarecer que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados por aqueles que desejam emagrecer.

ALIMENTO LIGHT

Alimento light deve ser usado nos produtos que apresentem uma redução mínima de 25% de determinado nutriente ou calorias comparadas com o alimento convencional.

A primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença: O alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doenças como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Caso o alimento apresente a eliminação do nutriente, como exemplo o açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos. Confusão é fácil de acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção, compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais e veja se eles atendem ás suas necessidades. Qualquer dúvida consulte um nutricionista.

Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

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