O ESTILO DE VIDA corresponde a várias ações que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades das pessoas. Essas ações têm grande influência na saúde geral e na qualidade de vida de todos os indivíduos.

Cada hábito do dia-a-dia se reflete na sua saúde e qualidade de vida. Está tudo interligado: a prática de atividade física, a disciplina na alimentação, a atenção aos relacionamentos, o controle do estresse e o comportamento preventivo em questões de saúde e segurança.

O equilíbrio desses cinco pilares – que formam o Pentáculo do Bem-Estar – nos ajuda a levar uma vida mais saudável. Para descobrir como sua vida está, faça o teste no Pentáculo do Bem-estar.

Os itens a seguir representam características do estilo de vida relacionadas ao bem-estar individual. Responda cada questão de acordo com o seu perfil, seguindo as indicações:

[0] nunca = absolutamente não faz parte do seu estilo de vida;
[1] raramente = às vezes corresponde ao seu comportamento;
[2] quase sempre = quase sempre verdadeiro no seu comportamento;
[3] sempre = a afirmação é sempre verdadeira no seu dia-a-dia; faz parte do seu estilo de vida.

NUTRIÇÃO

a. Sua alimentação diária inclui ao menos 5 porções diárias de frutas e verduras?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

b. Você evita ingerir alimentos gordurosos (carnes gordas, frituras) e doces?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

c. Você faz 4 a 5 refeições variadas ao dia, incluindo café da manhã completo?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

ATIVIDADE FÍSICA

d. Você realiza ao menos 30 minutos de atividades físicas moderadas ou intensas, de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais dias na semana?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

e. Ao menos duas vezes por semana você realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

f. No seu dia-a-dia, você caminha ou pedala como meio de transporte e, preferencialmente, usa as escadas ao invés do elevador?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

COMPORTAMENTO PREVENTIVO

g. Você conhece sua PRESSÃO ARTERIAL, seus níveis de COLESTEROL e procura controlá-los?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

h. Você NÃO FUMA e ingere ÁLCOOL com moderação (menos de 2 doses ao dia)?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

i. Você sempre usa cinto de segurança e, se dirige, o faz respeitando as normas de trânsito, nunca ingerido álcool, se vai dirigir?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

RELACIONAMENTO SOCIAL

j. Você procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

k. Seu lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo ou participação em associações?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

l. Você procura ser ativo em sua comunidade, sentindo-se útil no seu ambiente social?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

CONTROLE DO ESTRESSE

m. Você reserva tempo (ao menos 5 minutos) todos os dias para relaxar?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

n. Você mantém uma discussão sem alterar-se, mesmo quando contrariado?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

o. Você procura equilibrar o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer?

[ 0 ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]

Agora vamos pintar a estrela!
Quanto mais colorida, quanto mais cheia é uma estrela, melhor e mais bonita. No Pentáculo é da mesma forma, quanto mais, melhor.

Exemplo:
Se em alguma resposta colocou a opção Nunca [ 0 ], na estrela essa resposta deixa em branco.

Colocando Raramente [ 1 ], na estrela pinta a 1ª parte do centro para fora.

Pinta 2 partes se você marcou Quase Sempre [ 2 ] e

3 partes se marcou a opção Sempre [ 3 ].

obs.: cada pergunta representa uma letra da estrela, 15 letras, 15 perguntas.


Agora se divirta!


Para deixar sua estrela mais cheia, mais brilhante, mais saudável, precisa mudar seu estilo de vida. Consulte um profissional da saúde e comece agora no início do ano.

Fonte: NAHAS, M.V.B. e Francalacci, v.l. O Pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 5(2), 48-59, 2000.

Especialista em Fisiologia do Exercício pela PUC-PR. Professor de musculação e personal trainer. Avaliador físico há 6 anos. Praticante de Corridas de Rua e Triathlon.

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