Por Adriane Werner

Vanderlei Cordeiro - Padrinho da Maratona de Curitiba

A Maratona de Curitiba, realizada neste domingo na capital paranaense, reuniu mais de 3 mil atletas, entre profissionais e amadores. O padrinho da prova, o corredor paranaense Vanderlei Cordeiro (bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004), foi quem deu a largada com palavras de incentivo aos participantes. O atleta elogiou a prova, o clima e a cidade, mas também fez sugestões à organização da Maratona para que, em outras edições, adotem um percurso mais ameno e sem tantas subidas.

Durante a largada, Vanderlei aconselhou os atletas a manterem um ritmo constante e especialmente a não forçarem no início da prova, para não se cansarem rapidamente. “Os atletas estão bem preparados, do contrário não fariam uma prova tão difícil, mas é sempre bom lembrá-los de manterem o ritmo”, afirmou. Para o corredor, a prova exige muito dos atletas e não favorece a obtenção de boas marcas. “A gente entende que é importante passar por diversos pontos da cidade, mas o percurso deveria ser um pouco mais leve. Assim ele está com muitas subidas, o que dificulta a boa performance dos atletas”, comentou. Com um percurso mais leve, segundo ele, os resultados seriam ainda melhores.

Por outro lado, Vanderlei brindou o clima de Curitiba, já que, mesmo às vésperas da chegada do verão, a cidade amanheceu com o tempo nublado e temperatura na casa dos 11 graus. “O dia está excelente pra correr. Os atletas podem fazer uma boa prova com esse tempo. É melhor do que o calor”, disse.

O ‘exercite-se.com’, blog que traz informações sobre exercícios físicos, especialmente corridas, marcou presença na Maratona com o atleta, educador físico e blogueiro William Meirelles, na prova completa, de 42 Km, categoria elite. A prova teve também a modalidade de 10 km e caminhada de 5 Km, com participação de grupos organizados, atletas veteranos e iniciantes.

Pela primeira vez, a Maratona de Curitiba foi organizada por uma empresa especializada em eventos esportivos, a Latin Sports, que já é responsável por organizar outros eventos de porte no Brasil, como a competição de Triathlon Iron Man e as etapas da corrida Track & Field, inclusive a da capital paranaense. A empresa foi criada pelo empresário catarinense Carlos Galvão, especialista em Marketing Esportivo.

Alguns números da prova chamam a atenção: para cuidar da saúde dos corredores, foram instalados postos de atendimentos médicos, disponibilizadas cinco ambulâncias e um espaço para massagem com 15 fisioterapeutas. Foram oferecidos ainda mais de 200 kg de frutas, 2 mil litros de isotônico, além de hidratação a cada 2 km, com 50 mil copos de água.

Professor especialista em Treinamento individual e Qualidade de Vida pela PUC-PR, Personal trainer e corredor nas horas vagas. Professor em Musculação e avaliador físico em Curitiba.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe seu comentario