Durante a Meia Maratona de Curitiba, realizada no último domingo (10/07), os participantes da prova de cinco quilômetros não foram orientados corretamente sobre o percurso, o que os fez percorrer um percurso menor, de apenas 3,7km (aproximadamente).

A empresa nossoTIME, responsável pela organização reconheceu o erro, e em nota oficial, afirmou que devolverá o valor integral da inscrição.

Após o 3ºkm na rua Deputado Mário de Barros, os corredores deveriam pegar a direita na rua C. Raul Viana, dar a volta na praça N. Sra da Salete, Cândido de Abreu, voltar para a R. Dep. Mário de Barros, virar a esquerda na Rua Alberto Foloni, novamente a esquerda na Manoel Eufrásio, para então pegar a R. Mal. Hermes e cruzar a linha de chegada, conforme o mapa dos 5km. Mas o que aconteceu (segundo relato de atletas) foi o seguinte: estava uma confusão neste ponto e não havia sinalização suficiente, ou seja, os atletas não foram orientados corretamente a fazer esse desvio e seguiram reto pelo percurso da meia maratona, sem contornar a praça, o que deu a distância de aproximadamente 3,7km (Segundo o GPS de um atleta).


Para saber como proceder, os corredores devem entrar em contato pelo telefone (41) 3018-7659.

Nota 1
Prezado Corredor,

Gostaríamos de dizer que os colaboradores da nossoTIME lamentam muito o ocorrido e sentem por ter em grande parte não atendido as expectativas dos corredores desta prova. De maneira alguma nos isentamos desta responsabilidade. Temos como objetivo principal a excelência no atendimento ao atleta e sua total satisfação. Por este motivo nos preocupamos em trabalhar com uma estrutura superior com os melhores profissionais de Curitiba. A nossoTIME e uma empresa humana e ética e com isso reiteramos nossa gratidão por todo apoio recebido além do voto de confiança. Agradecemos sua compreensão.

Como forma de retratação, pedimos desculpas. Diante dessa interpretação do ocorrido assumida pela nossoTIME, foi decidido pela direção da empresa, efetuar o ressarcimento do valor integral da inscrição do corredor inscrito na modalidade de 5 km.

As instruções para o procedimento de ressarcimento do valor de inscrições deverão ser requisitadas pelo telefone (41) 3018-7659.

Cordialmente,

Marcelo Gomes
nossoTIME projetos esportivos

Nota 2

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ao primeiro dia útil apos o evento Meia Maratona de Inverno de Curitiba, em reunião com coordenações do evento e profissionais da área jurídica, a Empresa nossoTIME projetos esportivos inscrita no CNPJ sob o nº 13.317.833/0001-22, representada neste ato, por seu representante legal Marcelo Gomes da Silva, RG nº 6.237.596-5, vem através deste esclarecer sobre o ocorrido na Corrida de 5Km durante o evento esportivo denominado Meia Maratona de Inverno de Curitiba realizado no dia 10 de julho de 2011.

O evento obteve excelência nos aspectos técnicos como estrutura de segurança de percurso, postos de água e isotônico no percurso e chegada, guarda volumes sem filas, boa área de dispersão, vestiários, número expressivo de banheiros devidamente higienizados e ampla estrutura médica de atendimento. A retirada de kits foi realizada em um local amplo com atendimento cortês, exclusivo e sem filas. Oferecemos a feira de oportunidades, atividades de saúde, área para convidados, além da maratoninha destinada às crianças como forma de inclusão e formação cultural do adulto no futuro. O kit do corredor contemplou camiseta de mangas longas de qualidade superior, disponibilizada em três cores diferentes, sacola do corredor e toalha além de brindes dos patrocinadores.

A corrida de 5 quilômetros fez parte de uma das atividades oferecidas pela nossoTIME Projetos Esportivos. Nesta atividade ocorreram falhas na sinalização do percurso, tendo como conseqüência a redução na distância percorrida pela maioria dos participantes.

A impossibilidade de aferição dos resultados inviabilizou a realização da premiação dos cinco primeiros colocados no masculino e feminino, fato esse comunicado durante a premiação oficial. Justifica-se porque grande parte dos corredores, devido ao equívoco, chegaram no sentido contrário, deixando de acessar o tapete de cronometragem uma vez que as grades no funil já estavam fechadas naquele sentido.

Ao perceber que a maioria dos corredores chegava em sentido contrário o bloqueio com grades foi liberado imediatamente na tentativa de fazer com que os corredores passassem pelo tapete de cronometragem. Grades liberadas, percebeu-se que no sentido correto estavam chegando os primeiros colocados dos 5 Km, acarretando a definitiva impossibilidade de aferição dos tempos. Executamos imediatamente outras ações para evitar a contaminação dos resultados como o desligamento do tapete de cronometragem e o remanejamento dos atletas em direção ao tapete, mas devido ao volume de atletas não foi possível reverter às conseqüências.

O acesso para os desvios dos percursos das provas de 21Km e 5Km (filtragem) se deu na altura do km 3, na rotatória, esquina com a Marechal Hermes. Neste ponto havia sido prevista a junção dos participantes das provas de 21km e 5km. Para isso programamos placas de chão para reforçar a comunicação, colaboradores em número correto e devidamente instruídos e sob a supervisão de um coordenador de percurso (balizador) experiente. Programamos um batedor exclusivo para esta modalidade além da largada ser separada dos 21km para evitar acumulo de corredores naquele ponto. O Órgão de transito responsável pela cobertura nesta área foi o Diretran que naquele momento estava presente com efetivo e estruturas próprios e em horário determinado.

Concluímos que devido ao grande número de corredores presentes no local, a marcação de chão, semelhante às placas de km (0,9x1m), não teve a visibilidade suficiente. Preventivamente alocados staffs naquele ponto, o que também não foi suficiente devido ao grande fluxo de pessoas no local.

Asseguramos que para a próxima edição do evento falhas “NÃO OCORRERÃO”. Para sanar esse tipo de equívoco, utilizaremos um maior número de colaboradores ou material audiofônico como megafone, placas aéreas, portal ou blimps, além balizamento com cones a 300 metros anteriores ao do ponto de desvio. Repetiremos essas ações para outros pontos críticos.

Fonte: NossoTime

Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR). Especialista em Atividade Física e Saúde (UFPR). Personal Trainer em academias e condomínios. Personal Coach do Lifex Institute Curitiba. Cursos de certificação internacional: Resistance Training Specialist. Professora de Cursos de Pós-Graduação. Diretora técnica do Exercite-se.com.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

One Response


  1. Guilherme Baron on 13 jul 2011

    A atitude do Nosso Time, equipe que organizou a Meia Maratona, apenas mostra o nível de profissionalismo que teve este evento. Parabéns mais uma vez pelas providências tomadas em reembolsar os atletas que sentiram-se prejudicados.


Deixe seu comentario