Por Prof. Wagner Silva Dantas

Cientistas dizem ter comprovado que as pessoas sedentárias devem evitar exercícios físicos vigorosos e repentinos. Segundos pesquisadores da Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, atividades físicas não-frequentes representam um sério risco de ataque cardíaco já que elas “forçam” o coração e aumentam o período no qual problemas podem ocorrer. No estudo, apresentado durante uma conferência na Universidade de Cambridge, foram comparados diferentes tempos de recuperação de voluntários após exercícios de moderada e alta intensidade.

Após os exercícios de alta intensidade, os batimentos cardíacos (dos sedentários) permaneceram significativamente mais altos do que o normal por até 30 minutos. Na verdade, até uma hora depois dos exercícios os batimentos cardíacos não tinham voltado completamente ao normal”, disse a médica Valerie Gladwell.

Moderação:

Os batimentos cardíacos dos voluntários que praticaram atividades físicas mais moderadas retornaram ao normal dentro de 15 minutos. “Quanto mais rápido o coração se recupera, menor o período de tempo em que os problemas cardíacos acontecem“, afirma Valerie (…)

O trecho acima faz parte do texto “Exercícios físicos esporádicos fazem mal para o coração” que você pode conferir na integra, no Blog do Prof. Wagner Silva Dantas.

Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR). Especialista em Atividade Física e Saúde (UFPR). Personal Trainer em academias e condomínios. Personal Coach do Lifex Institute Curitiba. Cursos de certificação internacional: Resistance Training Specialist. Professora de Cursos de Pós-Graduação. Diretora técnica do Exercite-se.com.

Deixe seu Comentário

Powered by Facebook Comments

One Response


  1. mariana on 18 ago 2011

    O batimento cardíaco ideal para uma pessoa de 18 anos, que faz musculação e aerobica 5 vezes por semana e com variação de exercicios , e dando o seu máximo na esteira, é de quanto?
    a partir de quantos batimentos é possivel ter um ataque cardíaco?


Deixe seu comentario