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  • Está quase chegando o dia do maior evento esportivo de Curitiba, e a ansiedade é grande, eu posso imaginar! Por isso, para esquentarmos os tamborins, preparamos um guia Km a Km com todo o percurso comentado e com dicas preciosas para você fazer uma prova tranquila e alcançar o seu objetivo!

    Sábado 20 de novembro de 2010 – No dia anterior

    Faça uma seleção com músicas que te animem. Deixe as músicas mais emocionantes para os últimos km, onde você precisará de mais motivação! Redobre sua atenção se for correr com fones de ouvido!
    Deixe separado sua mochila com suas roupas e acessórios que irá utilizar. Já coloque o chip no seu tênis e o número fixado na sua camiseta. Durma cedo.  Não esqueça de ajustar seu despertador, prevendo chegar uma hora antes ao local da largada!

    Domingo 21 de novembro de 2010 – No dia da Maratona

    Largada Maratona Curitiba 2009

    Largada da Maratona de Curitiba 2009

    Tome café da manhã como está acostumado. Use roupas leves e confortáveis, a que você já está acostumado a treinar. Leve filtro solar, suplementos, frequencimetro, mp3 e fones de ouvido (caso você goste), uma muda de roupa extra, documentos e dinheiro.

    Chegue 1 hora antes para ser mais fácil de encontrar lugar para estacionar seu carro e evitar transtornos.

    Não existe comprovação científica de benefícios do alongamento antes da prova. Quem está acostumado a fazer, faça com cuidado, quem nunca fez, nem se preocupe com isso, poderá ser prejudicial.  Ao contrário, o aquecimento é muito importante, faça trotes leves para ativar seus músculos, aquecer suas articulações, elevar sua freqüência cardíaca e preparar o seu corpo para a prova.

    Não faça experiências no dia da prova, não utilize novidades que não tenha utilizado nos treinos (isso serve para o seu tênis, roupas, suplementos e outros acessórios).

    Veja mais dicas para o dia da prova.

    Então, vamos dar a largada?

    Maratona de Curitiba Km0 - Av. Candido de Abreu

    Km 0 - Av. Candido de Abreu em frente a Praça N. Senhora da Salete

    A largada será na Av. Cândido de Abreu em frente a praça Nossa Senhora da Salete

    Evite correr em ritmo forte no início da prova e não se deixe influenciar por outros corredores. Poupe-se para o terço final do percurso, assim você terá mais condições de forçar o ritmo e terminar bem.

    km 3

    Maratona de Curitiba Km 3

    Km 3 - Rua Mateus Leme - Pety Fubá/Posto

    O km 3 fica na Rua Mateus Leme próximo ao Bar Pety Fubá.

    Entre o Km 3,5 e Km 4,5, algumas pequenas subidas até chegar ao Museu do Olho. Depois vira um sobe e desce até o Monumento da Sete de Setembro, no Km 12,5. Cuidado com as descidas o corpo passa a pesar até quatro vezes mais, podendo machucar seriamente os joelhos, diminua o ritmo, incline o corpo um pouco para trás e mantenha os braços parados e os cotovelos ligeiramente abertos para dar maior equilíbrio e sustentação ao corpo. Procure rolar o pé no chão, como se estivesse tentando absorver o impacto das passadas.

    km 6

    Maratona de Curitiba -  Km 6 - Av. Candido de Abreu

    Km 6 - Av. Candido de Abreu

    O km 6 fica na Rua Candido de Abreu próximo ao Hotel San Juan Royal Curitiba.

    Concentre-se no seu ritmo e na sua respiração!

    Maratona Curitiba

    Corra com alguém do mesmo ritmo!

    Só corra com alguém que tenha o mesmo ritmo que o seu, ou seja, que você tenha treinado e participado de outras provas no mesmo ritmo desta pessoa!

    km 9

    Maratona de Curitiba - Km 9 - Rua Desembargador Motta

    Km 9 - Desembargador Motta próximo ao Estacionamento Lima Park

    O km 9 fica na Rua Desembargador Motta próximo ao Estacionamento Lima Park.

    É recomendável a ingestão de carboidratos em gel durante a prova. O ideal é a cada 15 minutos, mas alguns utilizam a cada 30 minutos outros a cada hora. Procure não ingerir antes da largada pois vai liberar mais insulina e se você não mantiver a ingestão de carboidrato regularmente a cada 30 minutos, pode ocasionar rebote glicêmico.

    km 12

    Maratona de Curitiba - Km 12 - Av. Sete de Setembro

    Km 12 - Av. Sete de Setembro com a Rua Dom Ático

    O km 12 fica na Av. Sete de Setembro com a Rua Dom Ático.

    Aproximadamente no Km 11,5 tem a Praça do Japão. Aprecie a paisagem mas não perca a concentração! Não fique pensando na distância total que está faltando. Divida a prova em quatro e estabeleça metas para cada 10 km, tornando seu objetivo mais próximo. Ao terminar uma etapa passe para a seguinte!

    Nunca pare repentinamente nos postos de hidratação! Além de quebrar o seu ritmo você poderá ser atropelado!

    km 15

    Maratona de Curitiba - Km 15 - Rua Arthur Bernardes

    Km 15 - Rua Arthur Bernardes próximo Supermercado BIG Portão

    O km 15 fica na Rua Arthur Bernardes próximo ao Supermercado BIG Portão.

    Caso você perceba que alguém que você conhece que tenha um ritmo igual ou inferior ao seu, te ultrapasse, não desanime! Lembre-se que a prova é longa, se você mantiver um ritmo contínuo é mais fácil de estar bem nos últimos quilômetros do que alguém que acelera no começo da prova e não consegue manter o ritmo, tendo que diminuir antes do esperado (é sensacional ultrapassar estas pessoas a partir do km 30).

    Esqueça das pessoas a sua volta. A referência deve ser você!

    km 18

    Maratona de Curitiba - Km 18 - Rua Antônio Gasparin

    Km 18 - Rua Antônio Gasparin com a Rua Pedro Gusso.

    O km 18 fica na Rua Antonio Gasparin com a Rua Pedro Gusso.

    Nas rápidas será bom pra desenvolver velocidade, porém vale ficar esperto com pequenas e íngremes subidinhas na região do Km19.

    Durante a corrida procure olhar sempre para o horizonte. Você evitará tropeços e quedas ocasionadas por obstáculos e irregularidades do piso e irá se sentir mais relaxado. Com exceção do trecho entre o Km 19 e Km 20, na Rua Des. Ernani G. Calixto onde tem riscos. É uma rua curta, cerca de 150mts, em subida, cheia de buracos e pedregulhos. Fácil de escorrer, virar o pé, tropeçar… Muito cuidado neste trecho!

    km 21

    Maratona de Curitiba - Km 21 - Rua Irmãs Paulinas

    Km 21 - Rua Irmãs Paulinas próximo ao Shopping Popular

    O km 21 fica na Rua Irmãs Paulinas próximo ao Shopping Popular.

    Agora falta praticamente metade da prova! Se você puder ingerir algo que contenha sódio, glicose e carboidrato, será ótimo! Barrinhas de cereal, batata cozida com sal, salgadinhos, isotônicos, refrigerante com cafeína, qualquer coisa ajuda!

    km 24

    Km 24 - Rua Guilherme Pugsley / Rua Morretes

    Km 24 - Rua Guilherme Pugsley / Rua Morretes

    O km 24 fica na Rua Guilherme Pugsley esquina com a Rua Morretes

    Procure ingerir líquidos em todos os postos de hidratação, não espere seu corpo ficar com sede, mas também não precisa “empurrar” os líquidos, isso pode causar desconforto e piorar o rendimento. Quando a água é distribuída em copos faça apenas um furo, bebendo em pequenos goles sem parar de correr.

    Após o Km 25 a Equipe Minoru estará com um posto de apoio aos atletas da equipe na Av. Guilherme Pugsley, quase esquina com a Av. Agua Verde.

    km 27

    Km 27 - Rua Brasilio Itibere / Rua Alferes Angelo Sampaio

    Km 27 - Rua Brasilio Itibere / Rua Alferes Angelo Sampaio

    O km 27 fica na Rua Brasilio Itibere / Rua Alferes Angelo Sampaio

    Sorria! Em momento algum perca a alegria, a determinação e o entusiasmo. Afinal não foi você quem optou por estar realizando este desafio?

    km 30

    Km 30 - Av. Mal Floriano Peixoto (em frente a Concessionária Nissan / Suzuki)

    Km 30 - Av. Mal Floriano Peixoto (em frente a Concessionária Nissan / Suzuki)

    O km 30 fica na Av. Mal Floriano Peixoto (em frente a Concessionária Nissan / Suzuki)

    Aproximadamente entre o Km 31 e 32 os atletas terão que percorrer pequenas quadras para ajuste da distância, o que pode afetar o ritmo.

    km 33

    Km 33 - Final do Viaduto da Av. Mal Floriano, em cruzamento com a Linha Verde, sentido Bairro/Centro

    Km 33 - Final do Viaduto da Av. Mal Floriano, em cruzamento com a Linha Verde, sentido Bairro/Centro

    O km 33 fica no Final do Viaduto da Av. Mal Floriano, em cruzamento com a Linha Verde, sentido Bairro/Centro

    Procure correr no centro da pista evitando as laterais. Desta forma você evitará correr com inclinação lateral que pode prejudicar as articulações (joelhos e tornozelos).

    Nas curvas você pode tangenciar, cortando as curvas legalmente. No entanto, sair do percurso oficial não é legal, e pode haver punição.

    km 36

    Km 36 - Rua Conselheiro Laurindo / Av. Engenheiro Rebouças

    Km 36 - Rua Conselheiro Laurindo / Av. Engenheiro Rebouças

    O km36 fica na Rua Conselheiro Laurindo quase esquina com Av. Engenheiro Rebouças

    Hora que teu organismo começa a te dizer que está cansado… Espero que você tenha separado as músicas mais motivadoras para este trecho!

    Lembre-se que você se preparou alguns meses para este evento, de todo o treinamento que você fez, em todas as horas gastas e nos quilômetros que foram percorridos. Lembrar que você já percorreu muito mais do que 42km o deixará com mais entusiasmo!

    km 39

    Km 39 - Av. Visconde de Guarapuava / Rua Ubaldino do Amaral

    Km 39 - Av. Visconde de Guarapuava / Rua Ubaldino do Amaral

    O km 39 fica na Av. Visconde de Guarapuava / Rua Ubaldino do Amaral

    Quando estamos cansados, perdemos um pouco a concentração, portanto muito cuidado com o trânsito de veículos, principalmente nos cruzamentos. Nunca invada a pista de circulação de veículos!

    km 42

    Km 42 - Av. Cândido de Abreu

    Km 42 - Av. Cândido de Abreu

    O Km 42 fica na Av. Candido de Abreu bem próximo ao local da largada.

    Agora é a hora! Faltam 195 metros para a sua conquista!

    Tente não se aproximar do tapete da chegada escondido atrás de ninguém, e sorria!!
    Os fotógrafos da VivoEsportes estarão te esperando para registrar mais um momento emocionante da sua vida!!

    chegada-maratona

    Chegada da Maratona de Curitiba

    Tente não parar abruptamente ao cruzar o tapete de chegada, algum atleta em “alta velocidade” pode te atropelar!

    “As vitórias e derrotas antes de acontecerem são decididas na cabeça do atleta. Enquanto uns pensam no que quer que aconteça, outros pensam no que tem medo que aconteça.”

    Após a prova, procure ingerir carboidratos, líquidos e proteínas logo que seu organismo aceitar. O ideal é dentro da primeira hora! Apesar da dificuldade em ingerir alguma coisa logo após a corrida.

    Caso queira conferir o percurso inteiro da Maratona, com as informações das ruas que serão bloqueadas para o trânsito de veículos clique aqui!


    Créditos: Greiciely LopesBruna Camargo (Exercite-se.com), Kleber Pacheco (Naventura)

    Exercite-se.com Naventura

    Acesse também:
    Ruas bloqueadas e os itinerários dos ônibus

    Previsão do clima para o dia
    Confira informações sobre a Maratona
    Resultado da Maratona de Curitiba
    Fotos da Maratona de Curitiba
    Depoimentos da Maratona de Curitiba

    Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR). Especialista em Atividade Física e Saúde (UFPR). Personal Trainer em academias e condomínios. Personal Coach do Lifex Institute Curitiba. Cursos de certificação internacional: Resistance Training Specialist. Professora de Cursos de Pós-Graduação. Diretora técnica do Exercite-se.com.

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    6 Responses


    1. Greiciely Lopes on 20 nov 2010

      Ai que gostoso!!! Eu ainda estou na minha 2ª Maratona, mas espero que com essas dicas eu e muita gente ainda possa completar a 8ª Maratona!! (ou mais… rs) Uma ótima prova pra ti Dayse!!!

    2. Dayse Kaviski on 20 nov 2010

      Parabéns pela matéria, com certeza as dicas serão valiosas para eu completar a minha 8ª Maratona de Curitiba.

    3. Greiciely Lopes on 20 nov 2010

      Obrigada Ricardo! O objetivo desde blog é exatamente esse! Facilitar a vida dos apaixonados por corridas e outros esportes!! Além de incentivar a prática de atividade física para as pessoas sejam mais saudáveis e mais felizes!!!

    4. Ricardo Pinto on 19 nov 2010

      Excelente trabalho, facilita a vida dos apaixonados por corrida.
      Parabéns!

    5. Greiciely Lopes on 19 nov 2010

      Oi Flavio, obrigada pelo comentário!
      Boa prova pra você também!

    6. flavio on 19 nov 2010

      Excelente as dicas para a maratona de Curitiba!

      Valeu por estar ajudando a tirar dúvidas dos corredores!

      Boa sorte no domingo ! Boa prova!!


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